VEJA ALGUNS PROJETOS COM ARENITO QUE SELECIONAMOS PARA VOCÊ!
Arenito e travertino em uma casa que deve se destacar do entorno
Para muitos arquitetos é uma regra de ouro a de que as construções se adequem aos seus entornos. Não é o caso do escritório OOIIO sediado em Madri: seu prédio familiar Casa R+ devia em seu perfil conjunto com outros da redondeza "NÃO devia se misturar aos prédios da redondeza".
O canteiro construtivo fica em uma pequena rua na cidadezinha de Moa. Esta comunidade com cerca 10 mil moradores é influenciada pela agricultura: ela se auto apresenta como "Terra das Oliveiras" e abriga até um museu daquele óleo. Em razão disto, suas ruas são estreitas e as casas bastante parecidas entre si e baixas.
Casa D&C Diego Alcântara
O conceito prevalecente no projeto surgiu reunindo elementos que proporcionam bem estar e conforto a família, destacando referencias individuais e culturais do casal luso brasileiro.
O brutalismo do concreto aparente proporciona proteção e segurança, nesse caso uma laje única xilogravada com a memória dos sarrafos usados na forma. A praticidade do piso em concreto polido estendendo-se sob as áreas de convivência contrasta com a austeridade do tijolo aparente pintado na cor branca combinado com os nostálgicos cobogós.
Casa REX FGMF Arquitetos
Quando a Casa REX, um importante escritório de design gráfico brasileiro, nos procurou para realizar a reforma de sua nova sede, a pretensão inicial era a de criar uma nova identidade para o espaço físico do escritório, o que não havia anteriormente por conta de sua rápida expansão.
Uma antiga residência no Pacaembu, construída na década de 40, foi escolhida. O imóvel apresentava diversas reformas mal feitas, realizadas ao longo das décadas que mascaravam quase que por completo a arquitetura original da edificação.
Toque italiano no Alto da XV
As pedras de arenito, que revestem a fachada, e a arquitetura contemporânea, com linhas arredondadas, saltam aos olhos e estão entre os destaques do Edifício Residencial Monterosso, no Alto da XV. O condomínio está localizado na Rua José de Alencar, entre as ruas Itupava e Professor Brandão. Com duas torres e um total de 30 apartamentos, sendo 24 padrão, dois térreos e quatro coberturas, está com as últimas unidades à venda.Neste, que é um dos últimos projetos do arquiteto paranaense Julio Pechman, falecido há quase um ano, é feita uma referência ao vilarejo de Monterosso Al Mare, na Itália.
Casa Atami MARCOS BERTOLDI ARQUITETOS
No terreno plano, a beira bar, implantou-se uma estrutura de concreto modulada à ser preenchida a partir da interação do programa arquitetônico com o espírito do lugar. Massas construídas, revestidas com pedra arenito vermelho da região, foram inseridas na estrutura considerando-se a escala da arquitetura do entorno imediato e a imensidão atlântica da natureza.
Universidade Positivo Biblioteca Central
Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...O Campus da Universidade Positivo foi idealizado para atender cerca de 15 mil alunos e orientou uma implantação cuidadosa que visou preservar e integrar os recursos ambientais existentes. Os bosques nativos foram mantidos e um pequeno lago natural foi ampliado com implantação de uma pista de caminhadas. Duas linhas ortogonais, no sentido norte-sul e leste-oeste, cruzam o centro geométrico do terreno e caracterizam os eixos ...
Casa em Curitiba mescla concreto, arenito e venezianas de madeira
Com o ar maroto que lhe é característico, o arquiteto Mario Biselli, sócio de Artur Katchborian no escritório paulistano que leva o nome dos dois, responde por que tem atuado tanto em Curitiba. “Parece que gostam de mim por lá”, brinca. Em seguida, conta a história que justifica três trabalhos, em 15 anos, numa cidade que não é a dele. Tudo começou quando foi chamado para fazer uma residência. Depois, o mesmo cliente o contratou, com a anuência do sócio, para desenhar a sede da empresa de ambos...
Universidade Positivo Centro de Pós Graduação
As funções múltiplas e a distribuição dos níveis torna o edifício da pós-graduação da Universidade Positivo o projeto mais complexo da carreira de Manoel Coelho. Um corte técnico, no sentido longitudinal, evidencia tal complexidade. Na cota mais baixa, que acompanha o desnível do terreno, há um auditório com 714 lugares e um salão de exposições com vista para o lago. O auditório e o salão de exposições formam um embasamento, sobre o qual se assenta o setor de pós graduação.A laje de cobertura do auditório é o chão que permite o acesso aos usuários ao nível da passarela que atravessa o campus.